segunda-feira, 4 de abril de 2016

Meu plano 3G acaba rápido e eu só uso o whatsapp. porquê?

Você não consegue entender o motivo de sua franquia de internet no seu plano de celular acabar muito rápido, sendo que você só utiliza o Whatsapp ? Entenda o motivo:

Nos dias de hoje, é cada vez comum que todos tenham Smartphones cada vez mais robustos, com uma boa câmera e com isso, fotos e vídeos são cada vez mais comuns serem compartilhados nas redes sociais, uma das mais utilizadas para isso hoje é o Whatsapp.

É comum também no Whatsapp as pessoas criarem grupos, aquelas pessoas do serviço que gostam de um determinado assunto, grupo do Futebol, grupo da novela, etc.

Uma pessoa está na rua, vê algo legal, tira uma foto e manda pelo Whatsapp, o outro vê um acidente, pega seu Smartphone, grava um vídeo e manda. Sem falar em vídeos/imagens ‘virais’ da internet, que são aqueles que um vai mostrando pro outro, uma foto de um cantor, um trecho de uma entrevista, etc.

Acontece que imagens e principalmente vídeos são pesados e consomem muito da internet, com isso, as vezes basta alguns poucos dias e seu plano de internet, que você pensava em usar durante o mês, já acabou.

O quê fazer então pra consumir menos 3G?

O Ideal, é que pelo plano de celular você evite baixar imagens e vídeos do whatsapp, deixe para fazer isso quando estiver em um local que você tenha acesso ao Wi-fi.

Aí você pensa assim: “Nossa, mas vou ter que me controlar para não cair na tentação!” Mas tem uma coisa que pode lhe ajudar quanto a isso, o Whatsapp tem uma configuração para que você consiga evitar isso. Basta configurar para que Imagens e Videos só sejam ‘baixados’ quando você estiver acessando uma rede WI-FI.

Como fazer isso: Quando você abrir seu Whatsapp, vá em “Configurações”, procure pela opção “Download Automático”, dentro dela você encontrará uma configuração com o seguinte nome:“Quando utilizar rede de dados”. Rede da dados é o nome que é dado à sua internet móvel, conhecido como 3G, etc. Entrando nessa configuração, você poderá escolher o que baixar quando não estiver em uma rede wifi.

As opções que aparecem são: Imagens, Áudio, Vídeo.  Das três, a que talvez tenha necessidade de ficar habilitada seria “Áudio”, pois já ví muitas pessoas que quando estão na rua, ao invés de digitar o texto, costumam mandar mensagens ‘faladas’. Porém é bom saber que neste caso ela também consumirá mais sua banda do que mensagens textuais.

Veja abaixo as telas desta sequência, para que possa se guiar melhor.

 

Bom, a dica acima é sobre essas opções relativas ao seu plano de internet do celular, mas se notar, abaixo da opção “Quando utilizar rede de dados” , tem também a opção “Quando estiver conectado ao wi-fi”, que, lógicamente é semelhante a anterior, nesta, eu sugiro deixar todos marcados.

Cuidado com os planos da operadora de celular

Outra dica interessante é o seguinte: Algumas operadoras estão lançando planos, dizendo que eles são livres para Whatsapp e Facebook, ou seja, acessando estes aplicativos, você não gastaria do seu plano de internet. Porém é bom se informar, se estes planos incluem mídias ou se é só para textos, pois pode ser que o contrato tenha isto e eles não te falem.

Bom,  espero ter ajudado vocês, então #FICADICA !

 

Gostou deste post ?

Então Curta o blog, e compartilhe com seus amigos.

Valeu !

Nenhum comentário:

Postar um comentário